Engenho de Histórias de Dona Passa é um espetáculo intervenção baseado na contação de histórias.
A atriz Renata Ferreira sob direção de Vívian Coronato faz surgir uma senhora de 68 anos para lá de real diante do público.
Histórias sobre namoro, sexualidade, farinhadas, bruxas e lobisomens são narradas.
Dona Passa vem há mais de dez anos encantando públicos de todas as idades. Além das histórias, a velhinha faz questão de benzer o público espectador que também é convidado a participar ativamente do espetáculo por meio da ratoeira - cantiga popular animada por improvisação de versos.
A visita do dia 10 de maio foi ao Núcleo de EJA de Canasvieiras. Lá Dona Passa ficou sabendo que há uma senhora chamada Passinha que mora em Ponta das Canas. Ficou uma vontade de poder conhecê-la. Quem sabe um dia não possamos trocar histórias com o grupo de melhor idade de lá?!
Também D. Passa conheceu um moço que tem uma marca no corpo. Sua mãe e avó juram de pé juntos que aquilo apareceu depois que uma senhora carregou ele quando bebê. Elas dizem que foi coisa de bruxa. Que a mulher embruxada o mordeu. Será?!
Continuando sua visita pelo Núcleo de Santo Antônio- Ratones no dia 05 de abril, o Engenho de Histórias de Dona Passa visitou os alunos do segundo segmento de Ratones.
Lá junto com o biju e o café muitas histórias foram compartilhadas. As da Dona Passa e as dos alunos da localidade, que ainda guarda ares de um tempo já ido, com muita áreas verde, sítios e chácaras e muitas histórias de bruxas, lobisomens....
O primeiro Núcleo de EJA que Dona Passa vistou foi o de Santo Antônio de Lisboa.
O encontro ocorreu na segunda-feira dia 29 de março, no espaço de uma sala de aula, com alunos do primeiro e segundo segmentos.
Além das histórias de Dona Passa, muitas histórias foram compartilhadas. Entre elas, a de Claudecir que contou que uma noite estava voltando para a casa e no caminho passava por uma longa cerca. De repente, viu atrás da cerca dois olhos brilhandos e um barulho de respiração ofegante. Não deu outra: achou que era um lobisomem e correu, correu e correu. Chegando, já com o coração na boca, virou-se e percebeu que seu lobisomem era apenas um boi que estava pastando por ali. Essa foi por pouco hein?!
E você, já viu algum lobisomem por aí?