Também D. Passa conheceu um moço que tem uma marca no corpo. Sua mãe e avó juram de pé juntos que aquilo apareceu depois que uma senhora carregou ele quando bebê. Elas dizem que foi coisa de bruxa. Que a mulher embruxada o mordeu. Será?!
Engenho de Histórias de Dona Passa é um espetáculo intervenção baseado na contação de histórias.
A atriz Renata Ferreira sob direção de Vívian Coronato faz surgir uma senhora de 68 anos para lá de real diante do público.
Histórias sobre namoro, sexualidade, farinhadas, bruxas e lobisomens são narradas.
Dona Passa vem há mais de dez anos encantando públicos de todas as idades. Além das histórias, a velhinha faz questão de benzer o público espectador que também é convidado a participar ativamente do espetáculo por meio da ratoeira - cantiga popular animada por improvisação de versos.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
No Norte também tem Canasvieiras!
Também D. Passa conheceu um moço que tem uma marca no corpo. Sua mãe e avó juram de pé juntos que aquilo apareceu depois que uma senhora carregou ele quando bebê. Elas dizem que foi coisa de bruxa. Que a mulher embruxada o mordeu. Será?!
Dona Passa passa por Ratones.
Lá junto com o biju e o café muitas histórias foram compartilhadas. As da Dona Passa e as dos alunos da localidade, que ainda guarda ares de um tempo já ido, com muita áreas verde, sítios e chácaras e muitas histórias de bruxas, lobisomens....
Trocando Histórias na EJA tem seu início.
O encontro ocorreu na segunda-feira dia 29 de março, no espaço de uma sala de aula, com alunos do primeiro e segundo segmentos.
Além das histórias de Dona Passa, muitas histórias foram compartilhadas. Entre elas, a de Claudecir que contou que uma noite estava voltando para a casa e no caminho passava por uma longa cerca. De repente, viu atrás da cerca dois olhos brilhandos e um barulho de respiração ofegante. Não deu outra: achou que era um lobisomem e correu, correu e correu. Chegando, já com o coração na boca, virou-se e percebeu que seu lobisomem era apenas um boi que estava pastando por ali. Essa foi por pouco hein?!
E você, já viu algum lobisomem por aí?
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Banner fresquinho!
Eis o Banner do espetáculo que será levado em todas as apresentações do Engenho de Histórias de Dona Passa.
Quem assina o design é Amanda Leite, responsável também pelo projeto gráfico do banner do espetáculo Afrocontos, Afrocantos, que através do Projeto Trocando Histórias na EJA, aprovado pelo Edital Elisabete Anderle, está junto com a Dona Passa, visitando os núcleos de Educação de Jovens e Adultos em Florianópolis.
A Dona Passa ganhou um pouco mais de idade e agora perpassa a casa dos 70 anos. Mas, continua com todo frescor em suas histórias!
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Projeto aprovado no Edital Elisabete Anderle
Pois...
O projeto TROCANDO HISTÓRIAS NA EJA, foi aprovado no Edital Elisabete Anderle.
Com isso, o Engenho de Histórias de Dona Passa fará 20 apresentações pelos núcleos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Florianópolis.
Será uma delícia trocar histórias!
As apresentações iniciam em março de 2010.
Também no mesmo projeto, será apresentado o espetáculo Afrocantos, Africantos, de nosso colega Toni Edson.
Em breve fotos das apresentações.
E do banner que será confeccionado para as mesmas!
Bom ano!