Engenho de Histórias de Dona Passa é um espetáculo intervenção baseado na contação de histórias.
A atriz Renata Ferreira sob direção de Vívian Coronato faz surgir uma senhora de 68 anos para lá de real diante do público.
Histórias sobre namoro, sexualidade, farinhadas, bruxas e lobisomens são narradas.
Dona Passa vem há mais de dez anos encantando públicos de todas as idades. Além das histórias, a velhinha faz questão de benzer o público espectador que também é convidado a participar ativamente do espetáculo por meio da ratoeira - cantiga popular animada por improvisação de versos.



domingo, 9 de março de 2008

Como surgiu Dona Passa


A inicia
tiva nasce no ano de 1999 através de um convívio bastante próximo com moradores de uma pequena vila de pescadores da região sul de Florianópolis – Armação. Na época, Renata Ferreira, então graduanda, concomitantemente, dos cursos de História e Artes Cênicas, sensibilizou-se com as histórias das “criaturas da noite” contadas com café e “biju” na casa dos pescadores. A partir de então, começou a empreender uma longa pesquisa em busca de suas raízes: memórias referentes ao fabrico da farinha de mandioca nos engenhos praticamente desaparecidos da região, textos do artista e pesquisador Franklin Cascaes...




Assim, Engenho de Histórias de Dona Passa torna-se um espetáculo de cunho antropológico, fruto de minuciosa pesquisa bibliográfica e de campo sobre a cultura de base açoriana. A personagem é construída a partir da imitação criativa, apoiada na sistemática observação de ações físicas e vocais das pessoas entrevistadas, na qual uma equivalência ‘orgânica’ é encontrada por mim através de um mergulho pessoal e artístico.


segunda-feira, 3 de março de 2008

Ô tive paseando pelo estado! O sesc me cunvidó!!


domingo, 2 de março de 2008

Pois um dia começaro a me cunvidá pra contá história do tempo antigo !!!


Pra vancês mi cunhecê um mucadinho....